7 vantagens da computação em nuvem para transformar o seu negócio

A computação em nuvem empresarial chegou para ficar: até 2025, 85% das organizações vão adotar uma abordagem que põe o cloud computing em primeiro lugar, aponta a Gartner, famosa firma de consultoria em tecnologia. Essas empresas não estão para brincadeira, pois o estudo afirma que elas não conseguirão executar suas estratégias digitais sem o uso de arquiteturas e tecnologias nativas baseadas na nuvem.

Há um bom motivo para isso, afinal a migração para o cloud permite que organizações de todos os tamanhos e estilos operem de maneira mais rápida, mais eficiente e mais inovadora. A mudança para a computação em nuvem transformou a maneira como as pessoas trabalham, colaboram e se comunicam.

A tecnologia oferece mais agilidade na implementação de novos aplicativos e sistemas empresariais, assim como na possibilidade de mantê-los 100% atualizados. De acordo com uma pesquisa da Dell, empresas que investem na computação em nuvem são recompensadas com taxas de receita até 53% maiores.

Então continue lendo para aprender tudo sobre as vantagens da computação nuvem e saber por que sua empresa pode se beneficiar e muito com essa migração. Também vamos falar sobre algumas limitações da tecnologia e como você pode lidar com elas para que não afetem as suas operações.

O que é computação em nuvem

A computação em nuvem é um serviço sob demanda que oferece recursos de tecnologia da informação (TI) através da internet e é cobrado conforme o uso. Ao invés de ter que comprar um servidor e cuidar da manutenção dele, uma empresa pode solicitar uma solução de cloud computing para ter acesso a armazenamento, bancos de dados ou poder de processamento avançado.

No conceito de computação em nuvem, sua empresa paga apenas pelos serviços que usa de fato, o que promete uma redução nos custos operacionais. Isso também permite que você cuide da sua infraestrutura de maneira mais eficiente, além de facilitar a adaptação da sua empresa conforme for crescendo.

Existem três tipos principais de serviço cloud:

  1. Infrastructure as a Service (IaaS): a categoria mais básica de serviços em nuvem. Aqui, o cliente aluga elementos de TI como máquinas virtuais (VMs), armazenamento, redes ou sistemas operacionais.
  2. Software as a Service (SaaS): modelo para comercializar software através da internet, geralmente num serviço de assinatura sob demanda. Dentro do SaaS, as provedoras de computação em nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo e a sua infraestrutura — cuidando de atualizações, manutenção e patches para o servidor.
  3. Platform as a Service (PaaS): são os serviços de cloud computing que oferece um ambiente sob demanda para desenvolver, testar e gerenciar aplicativos. Tem como público-alvo desenvolvedores que precisam criar com agilidade apps para a web ou para dispositivos móveis.
  4. Computação sem servidor: modelo relacionado ao PaaS, ele foca na funcionalidade de criação de aplicativos, mas sem a necessidade do cliente gerenciar os servidores e a infraestrutura. A provedora cloud lida com a configuração, o planejamento da capacidade e a gestão do servidor.

Vantagens da computação em nuvem

Existem diversos motivos para tantas empresas estarem baseando suas operações em serviços na nuvem, dando maior prioridade para eles em relação às alternativas on premise. A nuvem oferece serviços que que transformam os trabalhos das organizações, e é sobre isso que vamos falar nesta seção.

Leia mais: On premise vs cloud: qual a diferença e como escolher

Abaixo você confere as sete principais vantagens da computação em nuvem, para entender melhor o que tantas empresas estão vendo nesse modelo:

1. Economia

Ao contratar serviços de cloud computing, você só paga pelos recursos que realmente usar. Isso é o oposto de trabalhar com servidores locais, quando você corre o risco de superdimensionar o seu datacenter para muito além das suas necessidades.

Além disso, você também economiza o tempo da sua equipe de TI, que não precisa ficar cuidando da manutenção dos servidores. Desse modo, eles podem focar em projetos mais importantes para a sua estratégia de médio e longo prazo.

Sua organização também economiza tempo e dinheiro graças ao acesso facilitado da sua equipe aos seus dados. Isso permite iniciar novos projetos com mais agilidade, deixando que seu time tenha acesso total a informações estratégicas mesmo quando estiver em viagens de trabalho.

2. Flexibilidade

A computação em nuvem oferece mais flexibilidade do que uma opção on premise. Por exemplo, se você precisar ampliar sua largura de banda, um provedor cloud consegue atender a essa demanda de forma quase instantânea.

Por outro lado, uma empresa que trabalha com um datacenter local precisaria passar por um processo caro e complexo para ampliar a sua infraestrutura de TI. Essa maior liberdade e flexibilidade podem representar uma melhor eficiência para sua organização.

Uma pesquisa da revista digital InformationWeek mostrou que 65% dos executivos entrevistados avaliaram que o principal motivo para migrar para a nuvem é a possibilidade de responder rapidamente a demandas corporativas.

3. Escalabilidade

Os ambientes de cloud computing tem escalabilidade quase que infinita. As empresas contratantes podem aumentar seu armazenamento, poder de processamento e largura de banda para lidar com diferentes tipos de demandas.

Ou seja, a estrutura do serviço em nuvem vai crescendo junto com o seu negócio, evitando que seu crescimento seja atrapalhado por reformas na infraestrutura de tecnologia da informação.

Operações cloud de boa qualidade oferecem alta disponibilidade com virtualmente zero downtime — tempo em que os serviços ficam fora do ar. Isso porque elas são distribuídas por múltiplas instalações diferentes, evitando que você dependa de apenas um único servidor ou cluster de servidores.

4. Prevenção contra perda de dados

Os serviços de computação em nuvem incluem sites de backup e de recuperação de dados em caso de acidentes. Isso pode evitar a perda de dados em caso de emergência — como falhas de hardware, erro de usuário ou ações de criminosos.

A provedora RapidScale realizou uma pesquisa que concluiu que 20% dos usuários de armazenamento em nuvem conseguem recuperar suas informações em menos de 4 horas após um desastre. No caso de usuários de serviços de armazenamento local, apenas 9% conseguem realizar essa recuperação no mesmo período.

5. Facilidade de colaboração

O cloud computing perde que você tenha seus dados disponíveis em qualquer lugar onde haja conexão com a internet. Com isso, você não fica preso a locais específicos ou a determinados dispositivos.

Isso tudo torna mais fácil a colaboração com pessoas de todo o planeta, independente do aparelho ou sistema operacional que estiverem usando. Colegas de equipe podem visualizar e compartilhar informações de maneira fácil e segura através da nuvem.

Alguns serviços cloud até mesmo oferecem espaços sociais de colaboração para conectar os colaboradores da sua organização. Essas ferramentas tornam mais fácil manter sua equipe interessada e engajada com seus projetos.

6. Recursos avançados de segurança

Apesar do que o senso comum leva a crer, a computação em nuvem tem o potencial de melhorar a segurança digital da sua empresa. Isso porque os serviços cloud costumam oferecer amplas proteções contra vulnerabilidades, manutenção automatizada e gestão centralizada.

Leia mais: O que é cloud compliance e como implementá-la na sua organização

As melhores provedoras de software na nuvem contratam especialistas em cibersegurança de renome internacional. Eles são responsáveis por implementar soluções de última tecnologia para trazer uma proteção mais robusta contra cibercriminosos.

Um dos principais trunfos da segurança do software na nuvem é a criptografia dos dados que são transmitidos através da internet e armazenados nas bases de dados. Isso protege informações confidenciais mesmo que elas sejam interceptadas por pessoas mal-intencionadas.

7. Controle da qualidade

Num sistema baseado na nuvem, você pode guardar todos os seus documentos num só lugar e em formatos padronizados. Isso permite que você mantenha a consistência dos seus dados, evite erros humanos e tenha um registro claro de revisões e atualizações.

Acelere sua transformação digital com o uso das soluções Cloud da SoftExpert

Serviços de cloud computing tornam mais difícil que seus colaboradores acabem salvando versões diferentes de documentos de maneira acidental — o que poderia levar a confusões e perda de dados.

Limitações da computação em nuvem e como superá-las

Nenhuma tecnologia é perfeita, e isso também é verdade para o caso da computação em nuvem. Apesar de todas as suas vantagens, a adoção dessa modalidade também traz alguns contrapontos.

Para que você esteja pronto para lidar com essas questões, vamos falar sobre as principais limitações da computação em nuvem e como superá-las.

1. Downtime

Como dependem de uma conexão à internet para funcionar, os serviços cloud são especialmente sensíveis a períodos de interrupção. Uma queda de apenas algumas horas pode resultar em prejuízos enormes para grandes empresas.

Como superar: contrate serviços de provedoras confiáveis e que tenham serviços de conectividade dedicada. Exemplos são AWS Direct Connect, Azure ExpressRoute e Google Cloud Dedicated Interconnect.

2. Gestão de acessos

A provedora do serviço cloud é responsável pela segurança do servidor, mas a sua empresa é quem gerencia os acessos dos usuários. Você precisa definir bem quem tem acesso a quais dados, assim como as políticas de criação de senhas e funções de cada perfil.

Uma gestão de acessos incorreta pode resultar na perda ou até mesmo o sequestro de dados importantes. Em último caso, esse tipo de problema pode acabar no vazamento de dados sensíveis dos seus clientes, como informações de cartões de crédito ou os locais onde moram.

Como superar: estude o modelo de responsabilidade compartilhada do provedor que você vai contratar. Sua empresa ainda terá responsabilidades sobre a sua rede e o seu produto. Implemente medidas de segurança como gestão de acessos competente e o uso de gerenciadores de senha.

3. Falta de controle

Nesse modelo de serviço, a infraestrutura é totalmente gerida e monitorada pela provadora. Isso significa que, como cliente, sua empresa terá pouco controle sobre os servidores cloud.

Isso pode causar limitações para os recursos que você deseja implementar no seu dia a dia. Além disso, dependendo da indústria onde sua empresa opera, pode enfrentar dificuldades para fazer mudanças no back-end das suas funcionalidades.

Como superar: antes de contratar algum tipo de cloud computing, confirme que o nível de suporte da provedora vai atender aos seus requisitos. Avalie o contrato de serviço para saber se ele atende às suas necessidades ou se pode impactar sua relação com os seus clientes.

4. Dificuldade para migrar entre provedoras

Outra limitação que é bastante citada é a dificuldade para migrar entre diferentes provedoras. Essa é uma área da computação em nuvem que ainda está em evolução, e a troca de um serviço para o outro pode resultar em gastos significativos e dificuldades de configuração.

Como superar: mantenha equipes de TI bem treinadas e atualizadas, que tenham familiaridade com múltiplos serviços de nuvem diferentes. Caso precise fazer a migração, fique de olho em ferramentas dedicadas a essa situação — AWS Migration Hub, Azure Migrate ou Google Cloud Migrate.

Conclusão

A computação em nuvem oferece uma ampla gama de benefícios que podem transformar a forma como sua empresa opera. Eles incluem desde a economia de recursos até a flexibilidade e escalabilidade, passando por recursos avançados de segurança e maior colaboração. Isso tudo torna evidente porque tantas organizações estão migrando para a nuvem.

Até existem algumas limitações, como a necessidade de uma boa gestão de acessos e possíveis dificuldades na migração entre provedoras. Mas com planejamento e estratégias adequadas, sua empresa pode superar esses desafios e colher os frutos dessa tecnologia essencial para a transformação digital. Agora é o momento ideal para aproveitar essas vantagens e impulsionar a inovação no seu negócio.

Buscando mais eficiência e conformidade em suas operações? Nossos especialistas podem ajudar a identificar as melhores estratégias para sua empresa com as soluções da SoftExpert. Fale com a gente hoje mesmo!

Carlos Estrella

Autor

Carlos Estrella

Carlos Estrella é Analista de Marketing de Conteúdo na SoftExpert. Com uma graduação em jornalismo, ele dedicou os últimos anos a dominar os campos de SEO e marketing de conteúdo. Ele tem experiência com artigos de blog, vídeos no YouTube, podcasts, videocasts, webinars e escrita criativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade