Qual a importância da ISO 9001 e para que ela serve

As empresas buscam reconhecimento ao se submeterem às certificações ISO. Mas é somente isso que elas precisam? Conheça motivos bem mais importantes.

A ISO é a Organização Internacional da Normalização, uma federação não governamental e internacional que busca prover conhecimento e desenvolver organizações em mais de 140 países. Ela faz isso através da promoção de uma padronização que facilita o comércio internacional.

Talvez o principal padrão criado pela organização é a ISO 9001, que atesta que uma empresa chegou no padrão desejado de gestão da qualidade. Uma certificação do tipo garante que a companhia em questão é capaz de criar produtos seguros e que mantenham características consistentes.

Por exemplo, pense numa cadeira em que você se senta para trabalhar ou comer suas refeições. A fabricante desse móvel muito provavelmente escolheu fornecedores de parafusos e porcas que tinham certificações atestando sua qualidade e durabilidade.

Tudo que falamos até agora é apenas uma parte da importância e da utilidade das certificações ISO. Na continuação deste artigo, vamos explorar mais aspectos desse assunto, então fique de olho!

Para que serve a ISO 9001

Como dito acima, a principal função da ISO 9001 é ajudar as organizações a garantirem que elas estão de acordo com os requisitos dos seus clientes e da regulamentação dos países onde operam. Para isso, a Organização Internacional da Normalização oferece um framework para que as empresas possam atingir qualidade consistente.

Ou seja, a ISO 9001 serve para que sua companhia consiga ter clientes mais satisfeitos. Um dos métodos para isso é a melhoria dos seus processos, através da identificação e eliminação de ineficiências.

O resultado é a simplificação dos procedimentos e a redução de desperdícios. Além disso, o framework encoraja um estilo de pensamento baseado em riscos — permitindo que as organizações mitiguem ameaças em potencial para suas operações.

10 benefícios da certificação ISO

Existem dois principais benefícios que motivam empresas a buscarem certificações ISO: melhorar seus processos internos e a confiança na sua marca. O processo vai garantir que sua organização tenha procedimentos e políticas estabelecidas para chegar na qualidade desejada.

Confira os dez principais benefícios para se buscar uma certificação ISO:

  1. Construir confiança na sua organização e na sua marca;
  2. Ter mais competitividade na sua indústria;
  3. Melhorar o entendimento do seu negócio e dos seus procedimentos;
  4. Melhorar a qualidade e a consistência do seu produto;
  5. Conquistar o engajamento e o comprometimento dos funcionários;
  6. Trabalhar com auditores experientes e ter validação externa para seus sistemas;
  7. Aumentar a eficiência e a produtividade da empresa inteira;
  8. Melhorar o atendimento aos clientes e a satisfação dos consumidores;
  9. Promover segurança da informação, da sua equipe e dos seus produtos;
  10. Aliviar pontos de dor da sua organização.

Motivos para ter uma certificação ISO

Por que as empresas seguem regras de uma entidade que não as obriga? Em muitos setores, essa liberdade é limitada. No entanto, muitas companhias optam pela certificação ISO por entenderem que isso é benéfico.

Segundo o ISO Survey 2017, mais de 1,5 milhão de empresas possuem alguma certificação. Apenas as dez certificações mais procuradas foram consideradas.

Dois terços dessas empresas escolheram a ISO 9001. Abaixo vamos falar sobre quais são as razões que justificam tamanho esforço para obter uma certificação.

1. Padronização

Os objetivos da padronização são:

  • Simplificar a produção nas diversas indústrias;
  • Garantir a consistência e a segurança dos produtos;
  • Promover a colaboração e a compatibilidade globais.

De maneira geral, as empresas experimentam benefícios tecnológicos, econômicos e sociais como resultado da padronização.

2. Atender aos requisitos do cliente

Este é um motivo perigoso. Muitas empresas querem uma certificação ISO apenas para satisfazer uma exigência do cliente. Ou o cliente declara que só fará negócios com fornecedores certificados.

Sim, é preciso atender aos clientes de forma satisfatória, mas de maneira plural e contínua. Concentrar-se apenas nesse benefício pode custar muito mais a longo prazo. Ainda mais se você focar somente em seu ganho imediato, sem colocar o cliente realmente à frente da sua decisão.

3. Melhorar a qualidade dos processos e produtos

A adoção de um método padronizado por uma certificação ISO está diretamente ligada à qualidade, mesmo que não seja a ISO 9001. A certificação resulta em um melhor nível de qualidade para toda a organização, incluindo cada processo e produto.

Escritor norte-americano especializado na área, Philip Crosby definiu qualidade como “conformidade com os requisitos”. Já o famoso consultor de negócios Joseph Juran a chamou de “adequação ao uso”. Um sistema de gestão bem concebido e implementado de forma eficaz coloca a empresa no caminho da qualidade.

4. Descrever, entender e comunicar os processos de sua empresa

A ISO exige que você identifique e descreva seus processos com métricas de negócios. A ideia é gerenciar e controlar melhor esses processos.

Os objetivos são o centro do sistema. As métricas ajudam a entender e comunicar o desempenho do sistema em relação aos objetivos. Ao buscar honestamente a certificação ISO, você aprenderá mais sobre sua empresa.

5. Melhorar a consistência de suas operações

Reduzir a variação nos processos é o melhor caminho para a consistência. O cliente é mais bem atendido quando você fornece um produto consistente: mesmas dimensões, peso, tolerâncias e saída.

Eles não aceitam variação, e você também não deve! Mas como diminuir essa variação? Aumentando o controle dos processos.

O controle vem de um objetivo claro, da coleta de dados sobre o processo e do entendimento de como ajustá-lo para manter a saída consistente. Os requisitos da ISO ajudam em todos esses pontos.

6. Melhorar a eficiência, reduzir o desperdício e economizar dinheiro

Um sistema de gestão ISO não é perfeito, mas aproxima sua empresa da perfeição se for bem executado. Com processos mais consistentes e objetivos atingidos com regularidade, os resultados tangíveis aparecem e o desperdício nos processos diminui.

O desperdício é resultado da má qualidade e da ineficiência, se transformando em dinheiro perdido para sempre. A ineficiência vem de variações e processos inconsistentes. Reduza a variação, melhore a consistência e terá menos desperdício — e consequentemente mais dinheiro.

7. Facilitar a colaboração nos negócios

A abrangência e aceitação internacional da ISO facilitam negócios colaborativos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

A padronização permite que sua empresa faça acordos internacionais com a certeza da compatibilidade e invariabilidade de produtos ou insumos usados no processo.

8. Alcançar reconhecimento internacional

Já mencionamos a credibilidade da ISO no início deste artigo, e esse fator é crucial. A obtenção de uma certificação dessa organização coloca sua empresa em um grupo seleto. A imagem que a organização transmite é fundamental num processo de negociação comercial.

Conclusão

A implementação da ISO 9001 vai além de um simples selo de qualidade, representando um compromisso contínuo com a excelência. As empresas que adotam esse padrão conseguem não apenas melhorar seus processos internos e produtos, mas também fortalecer a confiança de clientes e parceiros.

Ao buscar essa certificação, as organizações se posicionam de maneira estratégica, ganhando maior competitividade no mercado global, minimizando riscos e promovendo a melhoria contínua.

Com isso, a ISO 9001 não só garante o cumprimento de requisitos de qualidade, mas também impulsiona o crescimento sustentável e a inovação dentro das empresas.

Buscando mais eficiência e conformidade em suas operações? Nossos especialistas podem ajudar a identificar as melhores estratégias para sua empresa com as soluções da SoftExpert. Fale com a gente hoje mesmo!

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade